Image Map

1 de janeiro de 2016

Cabelos oleososos: shampoo com ou sem sulfato?

Há algum tempo uso shampoo sem sulfato, você já deve ter ouvido essa palavrinha por aí, mas talvez  não saiba a diferença entre um e outro.

O sulfato é um componente químico que surge a partir da reação entre algumas substâncias e o ácido sulfúrico, ou seja, é um sal utilizado em shampoos por ser um agente com alta capacidade de limpeza.

Então por que existem shampoos sem sulfato?

Primeiramente, porque ele não é o único componente capaz de proporcionar limpeza para o couro cabeludo,um outro exemplo é o cocamidopropyl betaine, bem conhecido nas técnicas de low e noo poo (pra quem não sabe o que é vou deixar dica de vídeo lá embaixo). Além disso,  o sulfato é extremamente detergente, o que pode ser bom no primeiro momento ou quando utilizado esporadicamente, no entanto, pode tirar componentes essenciais pro cabelo, como lipídios e a oleosidade natural do couro cabeludo, o que pode gerar um aspecto  ressecado e até mesmo aumentar o outro tipo de oleosidade (a chatinha), entre outros problemas.

Quando fui pesquisar a primeira vez sobre como resolver meu problema com oleosidade capilar,as primeiras dicas que eu vi nessa internet de meu deus  diziam pra usar um shampoo com forte poder detergente, porque assim eu teria uma super limpeza do couro cabelo e ia acabar com a oleosidade.

Esse é um dos problemas da quantidade de informações que encontramos hoje em dia, muitas vezes, elas são conflitantes.

O shampoo da Panete foi o primeiro que eu usei, confesso que notei um pouco de resultado com a questão da oleosidade, mas não aumentou o intervalo em que eu podia ficar sem lavar o cabelo e meu cabelo ficou extremamente ressecado (na época eu fazia chapinha e não notava tanto, mas assim que parei deu pra perceber).

Então eu fui pesquisando e descobri que na verdade tirar toda a oleosidade do couro cabeludo não era a melhor saída. Isto porque o couro cabeludo fabrica a sua oleosidade natural para proteção e quanto mais você tira, mais ele sente necessidade de repor e assim mais oleoso o cabelo fica (por esse mesmo motivo umectação não é contra-indicada pra quem tem cabelo oleoso).

Como consequência, o shampoo sem sulfato também aumenta o tempo de duração de hidratações, tinturas e alisamento, deixa o cabelo com aspecto melhor (pois  resseca menos) e mantém o couro cabeludo saudável.

Utilizando shampoos sem sulfato observei uma melhora significativa na minha oleosidade no couro, hoje consigo espaçar mais as lavagens, sem o cabelo ficar com aspecto de sujo, enquanto as pontas parecem bem mais hidratadas.

IMPORTANTE - O sulfato é o único agente capaz de retirar do cabelo  componentes que estão presentes em alguns cosméticos, são eles: Oléos minerais, petrolados, vaselina liquida e parafina líquida.  Estes componentes são conhecidos por apenas maquiar os cabelos e são muito fortes, por isso eu não aconselho cosméticos com presença deles, mas como esse não é o tema do texto, caso você use eles com frequência eu não aconselho o uso de exclusivo de shampoos sem sulfatos, pode usar alternando com outro. Caso os cosméticos que você tenha em casa com esses componentes sejam usados apenas de vez em quando, seria interessantes manter um shampoo com sulfato para uso esporádico.

Dica de vídeo: No e Low Poo

0 comentários:

Postar um comentário