Image Map

28 de dezembro de 2015

Antes Que Termine o Ano

Quando criança eu tinha uma superstição. Sempre amei o clima de fim de ano e em especial os dias das vésperas de natal e ano novo e eu achava que precisava começar um novo ano com a vida organizada. Na época, isso significava limpar o meu quarto e deixar ele arrumado, hoje, organizar a vida não se resume a um único cômodo da casa, mas, no fundo, eu ainda acredito.

Carrego sempre comigo a ideia de que os dias mais importantes não são só os fins de semana,  que as horas mais valiosas não são apenas as que estamos dormindo, que os momentos memoráveis não só aqueles em que acontecem coisas extremamente boas e desejadas, assim como o melhor dia pra começar, ou recomeçar, não é o exclusivamente o primeiro dia do ano. Mas se você propôs para o próximo ano alguma mudança, é importante que comecemos de algum lugar, e eu te proponho que você organize sua vida.

Ao contrário do que se pensa, organizar a vida, por mais que não seja tão simples quanto dar uma geral no quarto, não significa resolver todos os seus problemas, dar um fim no seu trabalho chato, dizer as verdades entaladas na garganta, tomar todas as escolhas difíceis que você precisa tomar, neste caso, a sua vida é algo mais simples dos que os acontecimentos que a perturbam ou adoçam, a sua vida é você, sua mente é seu quarto e é preciso tirar a poeira.

Faltam poucos dias  para que o ano termine e se você fez promessas, tem desejos ou apenas acredita que as coisas vão ser diferentes, é preciso começar por onde não começou ano passado, pense.

Reflita sobre as coisas que fez, as decisões que tomou e os caminhos pelos quais elas te levaram. Quais seriam diferentes? Quais você retomaria?  De quais você se arrepende, mas, na verdade, não há nenhum motivo consciente para se arrepender? Pense nas coisas que aconteceram  e você não tinha como prever ou evitar,  lembre-se de todos os bons momentos e todos que você não dava tanta importância, mas, pensando bem, são extremamente essenciais pra você ser quem é, Traga pra sua memória todos os pensamentos ruins ou negativos que você teve, todos os medos paralisantes e crenças limitantes que te impediram de ser quem é e fazer o que queria fazer. Reflita o que você fez de errado, onde você acertou, o que deseja mudar, indiferente das coisas que você quer conquistar porque isso será apenas uma consequência.

Por fim, aceite. Aceite  tudo que aconteceu porque tinha que acontecer e estava fora do seu controle, aceite tudo que você não conseguiu mudar, você fez o que podia, aceite todos os erros que você cometeu, eles também são parte de você, rejeitá-los é rejeitar seu passado e não existe o novo sem o velho, aceite tudo que já foi, porque o arrependimento e o aborrecimento são um retrocesso, nunca serão um motivo para  dar um novo passo.

Para começar um novo ano de forma diferente, por menores que sejam as mudanças que você deseja, é preciso mudar primeiramente a si mesmo e isso é muito mais fácil do que se imagina, Desejo ótimos últimos dias de 2015 para todos, afinal eles também são importantes e é possível usá-los para preparar o território para o que virá, um novo ano e um novo você.


0 comentários:

Postar um comentário