Image Map

5 de fevereiro de 2015

Na pele do cordeiro: Perfeccionismo

O primeiro post desse blog foi ao ar em 01/02/2015, porém a ideia surgiu há bastante tempo e o layout (que não é perfeito, mas deu muito trabalho) está pronto há cerca de 7 meses. Então por que demorou tanto tempo pra eu vir aqui desenrolar minhas palavras?

Bom, por vários motivos.


1- Como eu já disse, não está perfeito
O template deu muito trabalho pra fazer, eu não sei muito sobre html e foi só vendo vários vídeos no Youtube que consegui montar. Eu até gostei no começo, mas passado um tempo comecei a achar simples demais, sem contar que a minha forma de postar também nao está afiada, ainda não sei direito como me portar, ou como  fazer o post ser mais atratativo e além disso..


2- Eu não tinha assunto para postar todo dia.

Pesquisando sobre blogs você descobre que os blogs mais legais têm uma rotina de posts. Nesse momento busquei relacionar sobre o que eu falaria, tentei escrever posts antes de dar início ao blog para deixar reservado, tentei fazer um calendário. Parece detalhismo demais pra você? Pois é...
Ps: não deu certo


3 - Eu queria saber tudo sobre tudo.
 Depois disso tomei uma decisão, só iria postar quando soubesse sobre tudo, como me relacionar com o público, como divulgar o blog, como editar perfeitamente minhas fotos e até eu saber completamente de html para ter tudo do jeitinho que eu imaginei.

Resumindo... mesmo não tendo enormes pretensões eu precisava necessitava, morreria se não  fosse  ser perfeita. Isso tudo ignorando duas máximas verdadeiríssimas de que um, ninguém, nem nada, é perfeito e dois, a prática é que nos leva a perfeição ( ou quase perfeição, só pra não entrar em contradição).


Mas o que me fez mudar de ideia?

Em um momento coincidências da vida fui parar em um artigo sobre perfeccionistas e então a definição do termo somada com um pouquinho de perspicácia da minha parte me fez ver que além de eu ser perfecicionista (coisa que eu já sabia), esse era o meu grande problema.
Sim, problema! Assim como a maioria das pessoas, quem sabe até você, eu achava que perfeccionismo era uma qualidade, às vezes um pouco chatinha, mas que no geral só leva a fazer as coisas direitinho. 
Errei, errei feio, errei feio, errei rude!
Perfeccionismo não é detalhismo, não é cuidado, não é capricho, perfeccionismo é querer tudo, literalmente, perfeito! Ou seja, querer o impossível.

Então,  comecei  minha busca  para me livrar desse mal - falarei mais sobre isso em posts futuros, mas perfeccionismo é algo que me faz muito mal, em muitos aspectos- e encontrei um vídeo sobre procrastinação, um dos males dos perfeccionistas.
Como queremos  que tudo esteja perfeito até pra começar acabamos deixando pra amanhã, amanhã, amanhã... Até que o amanhã um dia se transforma em ano que vem que se transforma em talvez um dia que quer dizer nunca nunquinha.
Descobri que era isso que estava fazendo com o blog, logo não quis esperar nem mais um  minuto, mesmo não tendo assunto para todos os dias, imagem para todos os posts e conhecimento para todas as áreas, esse é o meu primeiro passo, mesmo que seja pequeno.
Quero compartilhar os meus passos e ajudar outras pessoas a darem o  primeiro delas, postarei frequentemente sobre esse assunto, definições, o que estou fazendo, etc. Isso tudo se eu achar que está perfei.... Deixa pra lá.


LINKS LEGAIS
Artigo que abre os olhos: As armadilhas de ser perfeccionista
Vídeo sobre procrastinar: Inimigo - Perfeccionismo
Um vídeo sobre jogar chapéu pro outro lado do muro e outros contos: Queimando pontes



0 comentários:

Postar um comentário